Piso Radiante Eléctrico


PISO RADIANTE ELÉCTRICO


O QUE É O AQUECIMENTO RADIANTE?


À semelhança do Sol, o aquecimento radiante consiste num processo de transferência de calor, através de ondas térmicas que, ao invés dos sistemas tradicionais que aquecem o ar, aquecem sobretudo a envolvente do compartimento onde é instalado (pavimento, paredes e tectos) bem como os corpos e outros elementos físicos.
Todos sabemos que o Sol emite ondas térmicas, no entanto quando viajamos de avião, é habitual que o comandante informe que "estamos a 10.000 metros de altitude e a temperatura exterior é de…50°C negativos!". Ou seja, apesar de um sol radioso "lá fora" faz muito frio. Logo, essas ondas térmicas não aquecem o ar, necessitam de encontrar um meio físico (o nosso planeta), para que a radiação se expresse em calor.
Este é o princípio do Aquecimento Radiante , não sobe nem desce, simplesmente há deslocação de radiação dum corpo quente para um corpo frio, qualquer que seja o corpo.
Se bem que hoje seja já bem conhecida a solução de aquecimento por Piso Radiante, a QZERO desenvolve outras soluções de Climatização Radiante para os sectores residencial, de comércio e indústria.


UMA EXPERIÊNCIA INTERESSANTE:


Para a obtenção de um ambiente de conforto e bem-estar é decisiva a temperatura da envolvente de um espaço, local ou compartimento. Todos os corpos emitem uma radiação. Dois objectos com uma temperatura diferente entre si emitem radiação um ao outro, o que está mais quente transfere calor ao que está mais frio.
O M.I.T. (Massachussetts Institut of Technology), realizou uma experiência muito interessante, utilizando uma câmara experimental cuja envolvente (paredes) se arrefeciam e onde se podia introduzir ar quente. Introduziram ar quente até 48°C e as paredes mantiveram-se frias. Nestas condições, os ocupantes do local sentiam frio. Realizaram depois a experiência contrária. Aqueceram as paredes e reduziram a temperatura do ar a 10°C. Desta vez os ocupantes tinham demasiado calor.
Com efeito o arrefecimento do ar não basta para descompensar o calor resultante da radiação da envolvente ao corpo dos ocupantes. Esta experiência comprova quanto é determinante a temperatura das paredes, dos pavimentos e dos elementos físicos na criação de um ambiente de conforto. Por isso se pode afirmar de forma categórica, que o aquecimento radiante é o que melhor corresponde às exigências de conforto do ser humano.


Piso Radiante Eléctrico


 Piso Radiante qzero
Pavimento Radiante


Termostatos


Pavimento Radiante Eléctrico

PAVIMENTO RADIANTE ELÉCTRICO (PRE)


O sistema de aquecimento por piso radiante eléctrico é reconhecidamente o mais moderno, confortável, eficiente, seguro, prático e saudável sistema de aquecimento. Além disso, quando globalmente comparado com os demais sistemas é claramente mais económico.
Neste sistema de aquecimento, todo o pavimento é convertido num grande e eficaz painel emissor de calor. A fonte desse calor é um cabo de aquecimento eléctrico que colocado em linhas paralelas de ida e volta (serpentina), devidamente protegido e isolado, fica envolvido na argamassa sob o pavimento, sendo controlado por um termostato de ambiente, que mantém em cada compartimento a temperatura mais conveniente, fornecendo um calor uniforme e suave, quase imperceptível, porque, graças à grande superfície em que actua, funciona com baixas temperaturas (até 28ºC).


CONSUMO – O PRE QZERO é um sistema económico.


Em qualquer sistema de climatização o factor de maior importância com vista à poupança energética é o ISOLAMENTO da construção. Supondo um correcto isolamento, o sistema de PRE tem um baixo consumo, uma vez que aproveita quase integralmente a energia produzida, sem as perdas que se verificam noutros sistemas.
Cada cêntimo gasto em energia é realmente convertido em calor. (ver imagem da direita). qzero

Neste sistema não existem caldeiras a produzir fumos e gases de combustão a alta temperatura, que saem e se perdem continuamente pelas condutas. Essas perdas, quando comparadas com o aproveitamento integral do PRE, traduzem-se numa poupança de energia e dinheiro que pode chegar
a ser de 30 a 40%.
Mas há outras importantes razões de economia. O sistema de PRE da Qzero, com o termostato de ambiente, não gera desperdícios.
É totalmente automático, permite o controle constante, exacto e independente da temperatura de cada compartimento, o que acaba por significar também importantes reduções de consumo. Além disso, e
ao contrário de outros sistemas, não há possibilidade de toda a instalação deixar de funcionar em caso de avaria do regulador ou comando único.


A presença de um termostato de controle automático da temperatura em cada compartimento, permite aproveitar, no momento, todas as contribuições de calor gratuito produzidas pela iluminação, pelos electrodomésticos, pelas entradas de calor solar e, inclusivamente, o calor gerado pelas pessoas (calor metabólico).
Este último factor pode ser ainda mais importante em locais com muitas pessoas, como escolas, lojas, salas de espectáculos, etc. Em habitações está demonstrado que a contribuição de calor gratuito pode atingir 25% das necessidades totais de calor e com o sistema de PRE da Qzero são integralmente aproveitadas no momento. E, acima de tudo, o PRE permite também, uma grande acumulação de calor durante o período nocturno, beneficiando de tarifas mais reduzidas, a chamada tarifa bi-horária.
Desta forma, consegue-se uma substancial diminuição de gastos, já que, na prática, o consumo nocturno pode representar 70% do consumo total de aquecimento e, na maioria das instalações, pode representar 100% das necessidades de consumo.
Além disso o piso radiante não necessita da construção de qualquer tipo de instalações, nem tem quaisquer custos e incómodos de manutenção ou substituição de equipamentos gastos ou avariados. De facto, os cabos de aquecimento durarão tanto como a própria construção em que foram instalados.


OUTRAS VANTAGENS - Ecológico, invisível, silencioso, prático e cómodo.


Desaparecem radiadores inestéticos e canalizações complexas. Ganham-se espaços para serem livremente ocupados por móveis, cortinados ou outros objectos de decoração. Não há qualquer tipo de ruído ou cheiro desagradável. O termostato é o único elemento visível da instalação. Basta rodá-lo e em pouco tempo estará ao nível da temperatura que escolheu. Um ambiente confortável, é aquele em que uma pessoa não sente frio nem calor. Nos sistemas de aquecimento mais convencionais, o calor propaga-se irregularmente, gerando grandes diferenças de temperatura num mesmo compartimento, provocando por vezes uma sensação desagradável.
Com o PRE da QZero o ar não é ressequido, permanece sempre fresco e agradável sem que se altere significativamente a sua humidade natural. Não resseca o ambiente, nem produz condensações por excesso de humidade; não consome oxigénio; não carboniza as partículas de pó; não suja as paredes e tectos; não prejudica nem irrita as vias do sistema respiratório.


qzero
qzero

COMPOSIÇÃO DO PAVIMENTO RADIANTE ELÉTRICO QZERO


Os cabos de aquecimento Qzero, para aplicação em pavimento radiante elétrico (PRE) são produzidos segundo os mais modernos métodos tecnológicos. Possuem um diâmetro exterior de 4mm e são constituídos por dois (ou um) condutores resistentes inseridos numa primeira capa isolante (fluorpolimero), com uma blindagem metálica e "Polyolefin Sheating".
Para além do duplo isolamento, possuem uma malha axial metálica de protecção mecânica. As suas ligações frias têm o comprimento de 2.5m.
Nota: Ver Imagem Abaixo


qzero


Bobine ou Manta:


Os cabos de aquecimento QZero podem ser fornecidos em bobine ou em manta e os cabos em manta podem ser dimensionados de acordo com os espaços a que se destinam, sendo a sua densidade maior no caso das aplicações em compartimentos com espaço reduzido, como as instalações sanitárias. Para casos especiais o passo em manta poderá ser dimensionado a pedido do cliente.


qzero
qzero


A QZero oferece dois tipos de cabos:


  • De um(1) ou de dois(2) condutores (uni-condutores e bi-condutores);
  • Os cabos bi-condutores facilitam a instalação, pois não necessitam de voltar ao ponto de ligação inicial (termostato).


GARANTIAS - Que garantias apresenta o PRE da Qzero?


Os cabos estão garantidos contra qualquer defeito de fabrico (10 anos). Graças às suas características, ao seu forte calibre, ao material de que é constituído e à sua eficaz e resistente cobertura isolante, os cabos estão protegidos contra a corrosão e o desgaste. Enquanto embebido na argamassa, sob o pavimento, nada pode avariá-lo. Por isso não necessita de qualquer manutenção.
Em virtude da sua moderada temperatura de funcionamento, os cabos não podem causar qualquer dano ao pavimento e à estrutura em que estão integrados. Uma vez ligados à instalação eléctrica, os cabos ficam igualmente protegidos pelos mesmos meios eficazes e rigorosamente seguros, que protegem toda a instalação e que obedecem a exigentes normas técnicas.
O PRE da QZero pode funcionar com qualquer tipo de pavimento, seja de madeira, pedra ou cerâmica. Os cabos são submetidos a diversos e severos exames de controlo de qualidade durante o seu fabrico, através dos mais modernos e eficazes meios tecnológicos. O sistema de PRE da QZero tem uma garantia de 10 anos para os cabos de aquecimento e de 2 anos para o termóstato.


A INSTALAÇÃO


Os cabos de aquecimento da QZero encontram-se inseridos numa malha de fibra de vidro, com medidas e potências que facilitam extraordinariamente a sua colocação em obra. Para além do duplo isolamento, possuem uma malha axial metálica de protecção mecânica. A articulação com a instalação eléctrica de obra deverá ser previamente definida, bem como as eventuais medidas de protecção, controlo e racionalização da instalação. De modo a permitir o melhor aproveitamento da tarifa bi-horária e a evitar uma desnecessária contratação excessiva de potência eléctrica.


qzero

MODO DE APLICAÇÃO


Há várias formas de aplicação, conforme o tipo de pavimento e soalhos previstos. A instalação de soalho corrido com colocação prévia de barrotes requer uma aplicação específica. Mas o mais usual prevê soalhos colados ou flutuantes. Com a colaboração da QZero deverão ser previamente marcados os locais de instalação dos termostatos a 1,5m de altura do pavimento final. (ver imagem da esquerda)
O contrapiso ou laje deverá estar regularizado e limpo. Sobre o contrapiso ou laje de cimento será instalado previamente o isolamento de acordo com a opção tomada. Estende-se a manta de fibra de vidro em que o cabo está previamente colocado, de acordo com o compartimento a que se destina, cobrindo uma área de cerca de 70%a 80% da superfície a aquecer. Os móveis e louças sanitárias ficam excluídos das zonas activas. Os cabos serão cobertos com uma betonilha com um traço 1/3 e bastante húmida ou massas autonivelantes.


qzero


qzero

Isolamento Polietileno (1cm) | Cabo de Aquecimento em Manta | Termostato de Regulação



CONDIÇÕES EXCLUSIVAS PARA PROFISSIONAIS